Em fevereiro de 2016 voamos pela primeira vez de Ethiopian Airlines. Segue a nossa experiência nessa cia aérea:
O voo das 3h30 partindo de Guarulhos para Addis Abba (Etiópia) só abre o check-in cerca de 2 horas antes, mas… Chegamos cerca de 3 horas antes e o GRU já tinha “organizado” uma fila distante da área do check-in. Dica: a companhia não possuem uma área exclusivamente dela, daí, passando pelo terminal 2 “D” antes do horário de abertura do check-in, onde estiver a Air-Maroc, lá será a Ethiopian.
Já esperava algo desorganizado, mas não daquele jeito. Quando liberaram os que estavam na fila para finalmente iniciarem o check-in, muitas pessoas que não estavam na fila simplesmente entraram para a área de check-in e foram as primeiras a serem atendidas – entre eles: brasileiros, chineses, etc. Conversamos com alguns funcionários ou que realizavam check-in da Ethiopian (pareciam terceirizados) ou do GRU e finalmente acabaram controlando a fila para não ter mais “furões”.
No final, acabamos descobrindo (por conta própria, porque ninguém havia avisado) que a entrada para o check-in mais à direita, que era reta e não fazia ziguezague, era tanto para preferencial quanto para quem já havia feito o web check-in, ou seja, cortamos uma meeeega fila, mas de maneira correta. Outra dica é essa: faça o web check-in, imprima os cartões de embarque e localize a fila correta, com certeza evitará alguns transtornos.
A aeronave do trecho GRU-ADD é muito boa: cadeiras confortáveis e espaçosas e com algumas opções de entretenimento (depois de rodar 3 filmes, não que tenha assistido algum por inteiro hehehe, parou de funcionar… Acabei escutando música, já que assistir a única coisa disponível, rota do avião, estava meio entediante). Eles disponibilizaram uma cobertinha, almofadinha e fones de ouvido.
Enquanto a aeronave era boa, o serviço… Bem, esse era peculiar. Quando entregaram a 1a refeição não ofereceram opção nem de prato nem de bebida, como se já soubéssemos previamente o que seria servido. Cerca de 6 horas depois dessa refeição estávamos morrendo de fome e vimos alguns passageiros comendo em pé, na área dos comissários. Fomos lá e matamos nossa fome: pão com presunto e queijo. Delícia! Achamos bem esquisito esse self-service, mas… Ficamos bem felizes depois, barriga é cheia é bom demais! Quase uma hora antes do desembarque eles haviam terminado a entrega da 2a refeição, dessa vez ofereceram: carne ou peixe.
Chegamos em Addis um pouco antes do horário previsto e sem demora já pudemos desembarcar, dois ônibus já estavam aguardado para nos levarem para o saguão do aeroporto.
Confesso que me surpreendi positivamente com o aeroporto. Li relatos de que se assemelhava a uma rodoviária e que era bastante desorganizado, mas não achamos isso não. O que precisa saber sobre o aeroporto:
1- beeeem frio!
2- se entrar no seu portão de embarque, o nosso era o 17, não há opção de comida/bebida lá dentro, somente banheiros.
3- os preços de comidas/bebidas são beeeem caros: 8usd um sanduíche + 1 bebida! Sim, reparou que falei usd? Pois é, não se preocupe que não será necessário trocar moeda, os preços já estão em dólar, euro e libra! :O (pagamos 2usd por 1 água, pelo menos era de 1 litro, e 5usd por um cappuccino de umas 300mls). >> Spoiler: jantávamos em Siem Reap por cerca de 10usd!!
4- toda hora eles anunciam os voos e até te perguntam qual era o seu. Dentro do portão os funcionários passam chamando em voz alta pelo voo. Diferente, mas funciona!
Quanto ao trecho de Addis para Bangkok, li que era terrível! Novamente fomos surpreendidos: uma aeronave muito confortável e com diversas opções de entretenimento. Além de disponibilizarem, novamente, uma cobertinha, almofadinha e fones de ouvido, recebemos um kit com máscara de dormir, meia, pasta dental e escova descartável. 😉 A comida também estava bem gostosa! Olha aí as fotos:
A VOLTA
Diferentemente do nosso check-in em Guarulhos, o check-in no BKK foi super de boa. O voo até Addis também foi super tranquilo, mas não tinha opções de entretenimento como na ida (dormimos ele todo, daí nem fez falta :P). A espera lá na Etiópia foi bem curta. Desembarcamos e já fomos direto para nosso portão, que era bem bagunçado mas dava certo, muitos voos saíam dele.
O voo de volta para o Brasil possuía entretenimento mas a comida, infelizmente, não estava tão boa quanto a da ida.
RESUMINDO
Com certeza, voaríamos novamente pela Ethiopian. O preço foi bom, houve pontualidade e as expectativas foram superadas!
Muy agradecida de este post! Tengo el mismo vuelo en febrero de 2017 desde sao Paulo a Bangkok! Me deja mucho mas tranquila la buena experiencia que tuviste con esta aerolínea
Saludos!
I think other web-site proprietors should take this web site as an model, very clean and excellent user friendly style and design, as well as the content. You are an expert in this topic!
Muito legal o relato! Vou viajar por este mesmo trajeto em abril com paradas em LFW e ADD.
Como foi o processo de visto que tiveram que fazer? É complicado?
Parabéns pelo site! Abs.
Eu voei de Ethiopian Airlines em março de 2015, e não tenho do que reclamar. Gostei demais dos 787-800 Dreamliner, era minha primeira vez nesse novo modelo da Boeing, e gostei muito!
O serviço de bordo também, não tenho do que reclamar. Peguei três voos longos deles: GRU-LFW, LFW-ADD, e ADD-LHR.